segunda-feira, 8 de agosto de 2011

“Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria, e a graça de Deus estava sobre ele” (Lucas 2:40).

Um dos programas sociais do Vale da Bênção é o Centro Comunitário Vou Vencer, que teve início no ano de 2006, com o objetivo de atender crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, residentes no município de Araçariguama.

Em determinados dias da semana, o Vou Vencer parece ficar eletrizado com a presença de muitas crianças da escola pública vizinha que participam de um programa muito especial, o  Programa de Incentivo à Leitura.

As crianças vêm direto da escola e, divididas em turmas, são acompanhadas pela mediadora de leitura. Elas chegam, tiram seus calçados, sentam-se confortavelmente em almofadas coloridas e após a explicação da mediadora sobre o gênero literário do dia, cada uma vai até a estante e escolhe o livro que deseja ler: romance, história, crônica, conto, poesia, literatura didática, entre outros.

Após um período de leitura, as crianças utilizam o dicionário para verificação do significado das palavras desconhecidas, conversam espontaneamente com o colega sobre o que leram, recontam a história, lêem em voz alta para o grupo e participam de uma série de momentos que proporcionam o entendimento e o aprendizado do que foi lido.
 
Sempre nos surpreendemos com as crianças e os adolescentes que ficam após o seu horário ou voltam mais tarde só para terminarem a leitura que haviam começado.

Nos surpreendemos também ao constatarmos que algumas  crianças que já passaram do período de alfabetização na escola, ainda não sabem ler; algumas já em séries mais adiantadas. Elas se mostram tímidas, envergonhadas, ou dispersas e evasivas. Quando isso acontece, a mediadora busca dar uma atenção especial a essa criança ou adolescente. 

Tivemos o prazer de participar da alegria de algumas crianças que aprenderam a ler através do Programa de Incentivo à Leitura. É uma experiência muito linda quando vemos que estão tentando juntar as letrinhas, as palavras e de repente, formando uma frase inteira.

Quando Esther Moura Santana começou a frequentar o Programa de Incentivo à Leitura, estava na 1ª série. Ela ficou tão encantada com os livros coloridos que não queria mais deixá-los. Ficava insistindo, pois queria ler.  Gostava de ver as figuras e pedia para a mediadora do Programa de Leitura contar-lhe as histórias. Percebendo o encanto de Esther pelos livros e sua grande dificuldade em ler, a equipe passou a  alfabetizá-la através dos livros de histórias infantis.

Em um encontro mensal de famílias do Centro Comunitário Vou Vencer, o pai de Esther agradeceu publicamente, muito emocionado, pelo fato da sua filha estar lendo. Ele chorou e disse o quanto tem sido importante para a filha participar do Programa de Leitura, visto que o seu rendimento escolar melhorou muito e ela também ficou mais motivada em frequentar às aulas. A equipe do Vou Vencer também se emocionou junto com esse pai, pois pôde constatar o resultado do trabalho que estão fazendo.

No ano passado Esther passou por uma situação muito difícil. Sua casa que era em um canto da oficina onde o seu pai trabalhava, pegou fogo durante a madrugada. Graças a Deus suas vidas foram guardadas, mesmo que a família tendo perdido o pouco que tinha.
Com a ajuda de muitas pessoas e do Vale da Bênção, a família enfrentou a situação e agora mora numa casa bem melhor. Esther continua sendo nossa aluna e ainda tem a mesma disposição para ler e participar dos outros cursos oferecidos.

Somos gratos a Deus, que em Sua grande bondade tem-nos ajudado a proporcionar a essas crianças, a alegria de poderem ler livros bonitos e interessantes.

Somos gratos a Deus por estarmos influenciando o desenvolvimento de crianças segundo o modelo de Jesus, que crescia e se fortalecia em suas habilidades de inteligência e raciocínio, e na graça diante de Deus e dos homens.

Com certeza, Esther e todas essas crianças se lembrarão, ao longo de suas vidas, das histórias que leram enquanto crianças no Centro Comunitário Vou Vencer.

Para que este Programa de Incentivo à Leitura pudesse ser viabilizado, encontramos pessoas e empresas que se dispuseram a contribuir financeiramente todos os meses.  Louvamos a Deus por esses parceiros das nossas crianças.

Você também pode fazer parte de histórias como essa, nos apoiando financeiramente, visitando nosso Programa e sendo amigo de nossas crianças.

Você pode ainda, nos apresentar um amigo que também queira contribuir conosco.

Precisamos muito do seu apoio e compromisso.

Que Deus o dirija nesse caminho de influenciar o desenvolvimento de crianças, segundo o modelo de Jesus.

Deus o abençoe!


Contribua para esse ministério que tem resgatado centenas de crianças e adolescentes. Utilize o boleto ou faça depósito bancário através das contas:

Banco Bradesco                         Banco Itaú
ag: 0198-8                                  ag: 0774-9
c/c: 098645-3                             c/c: 09545-9
        

Informações: fone (11) 4136-4777 – Letícia
site:www.valedabencao.org.br
Twitter: @ajudenosaregar
Facebook: AEBVB Vale da Bênção
Youtube: AEBVB
Skype: contato.aebvb



Débora Fahur
Diretora de Programas Sociais

Nenhum comentário:

Postar um comentário