sexta-feira, 30 de setembro de 2011

PRÊMIO RENAS DE MELHORES PRÁTICAS 2011

O Centro Comunitário Vou Vencer concorreu e  foi vencedor no  prêmio renas de melhores práticas 2011.

A experiência   relatada foi  o Programa de Incentivo à Leitura, realizado no Centro Comunitário Vou Vencer, uma unidade da AEBVB.

O objetivo do Programa é  “Despertar na criança e no adolescente o prazer de ler através de uma metodologia de incentivo à leitura.

O programa tem recebido  visitas de organizações sociais que vêm para conhecer  a sua metodologia, com a finalidade de reaplicar o modelo. Sentimos prazer em compartilhar  o dia a dia do programa e os resultados  alcançados.

A sala de leitura é completamente diferente das bibliotecas convencionais. No lugar das cadeiras e mesas, há no chão um tatame colorido com muitas almofadas onde as crianças se sentam para ler os livros.

Ao chegar, todas tiram os sapatos para não sujar ou danificar o tatame. O ritual de tirar  os sapatos serve também como um preparo para uma atividade especial: o embarque numa viagem para o mundo do conhecimento -  o mundo da leitura.

Os livros estão dispostos em prateleiras coloridas, à altura da criança para que ela possa ter acesso facilmente. O ambiente é decorado de forma  lúdica trazendo  conforto e descontração.

O programa é dividido em 2 fases

ü  Primeira fase – um ano

Contato com os livros e conhecimento dos vários gêneros literários.
A mediadora explica qual é o gênero do dia, trazendo o significado deste. Em seguida, cada criança/adolescente escolhe o livro do gênero. Após o momento da leitura, conversam  compartilhando informações sobre a leitura que fizeram. Elas são levadas a consultar o dicionário para descobrir o significado das novas palavras.

Com as crianças que apresentam dificuldade na leitura oral, é trabalhada a interpretação da história através da  leitura visual, até que ela consiga romper essa barreira.

Neste período a criança é desafiada a ler para as outras crianças, se assim quiser. Essa prática tem gerado nelas mais segurança e  melhoria na comunicação verbal.

ü  Segunda fase – 6 meses 
Nesta fase é trabalhada a conscientização em relação a assuntos que são novos, mas muito importantes para a vida delas

Os temas estudados nesta fase geram muitas curiosidades e reflexões, despertando um senso crítico positivo em cada um como cidadão responsável pelo seu destino e  história .
                                                                                
No final de cada fase os alunos fazem um depoimento relatando o que foi relevante eles. Alguns comentam sobre a melhoria que obtiveram em relação à leitura e a fala, e como este processo os ajudou a melhorar na escola. Também conversamos com os professores da escola para saber sobre o progresso escolar.  Muitos desses alunos aprenderam a ler através da mediação.


Geni Goulart
Coordenadora Técnica

Contribua para esse ministério que tem resgatado centenas de crianças e adolescentes. Utilize o boleto ou faça depósito bancário pelas contas:

Banco Bradesco                   Banco Itaú
ag: 0198-8                          ag: 0774-9
c/c: 098645-3               c/c: 09545-9

Informações: fone (11) 4136-4777 – Letícia
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