terça-feira, 6 de setembro de 2011

Conheça Uma das Unidades da AEBVB


Liberdade Assistida Sorocaba

Um dos programas sociais da AEBVB é a Liberdade Assistida, a qual teve início no ano de 2000, na cidade de Sorocaba, após estabelecimento de convênio com a Fundação Casa (antiga FEBEM-Fundação Estadual do Bem Estar do Menor).
            O programa realiza o atendimento à adolescentes de 12 à 18 anos incompletos e,  excepcionalmente, até 21 anos de idade, tendo como principal objetivo o atendimento e acompanhamento aos autores de ato infracional. Visa garantir a esses adolescentes um processo participativo e conjunto com a família e comunidade, fortalecendo esses laços e buscando o rompimento com a prática infracional.
            Em meados de 2005, percebeu-se a necessidade de intervenção na comunidade de origem do adolescente e sua família. Iniciou-se então o atendimento em dois núcleos localizados nos bairros Jardim Guadalupe e Vila Barão.
            A iniciativa foi possível através de parcerias com órgãos não governamentais e igrejas do município, os quais ofereceram local para realização das atividades, tais como: grupos, oficinas, palestras, além do atendimento descentralizado aos adolescentes destas regiões.
            Estar dentro da comunidade propiciou maior interlocução entre os atores da rede de proteção local e gerou nos corações o desejo de intensificar ações dentro das comunidades.
Nasce assim, em 2010, o Projeto ASAS, elaborado nos moldes da missão integral e do Desenvolvimento Comunitário. Tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento utilizando-se de recursos locais existentes, a fim de atender demandas da comunidade, através do estímulo ao protagonismo da população e articulação das redes de proteção e atendimento.
            Considerando a vulnerabilidade social, o Projeto ASAS é implantado em determinadas comunidades, onde permanecerá até que a população local esteja apropriada de seu protagonismo.
Este ano, o local escolhido para a implantação do projeto é o bairro Aparecidinha, localizado a 14 km do centro da cidade de Sorocaba, região que possui cerca de doze mil habitantes. Apesar de ser um bairro que encontra-se em desenvolvimento, apresenta extrema vulnerabilidade no que se refere a violência e tráfico de drogas (conforme relato de líderes comunitários da região). Além disso, no levantamento da rede de serviços públicos disponíveis no bairro, percebe-se a carência de creches, Centros de Referência da Assistência Social (CRAS),  projetos e programas comunitários.
            Os profissionais que idealizaram este projeto utilizaram-se da experiencia que possuem no trabalho desenvolvido com crianças, adolescentes e jovens. O embrião do Projeto ASAS na Aparecidinha foi desenvolvido em parceria com o Programa Escola da Família, o qual já desenvolve nos finais de semana atividades voltadas ao publico juvenil.
Mensalmente o ASAS realiza uma programação especial composta por oficinas educativas, recreativas e de geração de renda, atividades de arte e dança, palestras,  além de serviços como corte de cabelo, controles de saúde e qualidade de vida. Conta com a colaboração da população, Unidade Básica de Saúde, Igrejas, Comerciantes, instuições e empresas parceiras, líderes comunitários e demais interessados.
Contamos com sua oração e colaboração.
Um grande abraço.
Equipe LA Sorocaba

Jaqueline Oliveira Silva Leite.
Administradora da Unidade 














Ajude-nos a Regar! Faça sua contribuição através de depósito bancário pelas contas:

Banco Bradesco                                           Banco Itaú
Ag: 0198-8                                                   Ag: 0774-9
C/C: 098645-3                                             C/C: 09545-9

Contato: (11) 4136-4777 | maladireta@valedabencao.org.br

Siga-nos nas Redes Sociais
http://www.valedabencao.org.br/
Twitter: @ajudenosaregar
Facebook: AEBVB Vale da Bênção
Orkut:  AEBVB Vale da Bênção

3 comentários:

  1. Olá pessoal de Sorocaba.
    Parabéns pelo ASAS e pelas familias que estão sendo alcançadas.

    ResponderExcluir
  2. Deus continue abençoando o trabalho de vocês!!

    ResponderExcluir